www.vidafeldenkrais.com
  • Home
  • Vida
  • Feldenkrais
  • Doula
  • Gentlebirth
  • Feminino
  • Ofereço
  • Gratidão

Felden o quê?

2/8/2017

1 Comment

 
Picture
Essa é disparada a pergunta que eu mais escuto quando começo a explicar a minha formação, mudo para educadora somática e muitas vezes a cara de dúvida permanece.

O Método Feldenkrais foi desenvolvido pelo Dr. Moshe Feldenkrais, D.Sc. (1904-1984) físico e engenheiro nascido na Ucrânia e naturalizado em Israel. 

Desenvolveu o Método após uma lesão no joelho na qual ele se recuperou e se ensinou a andar sem dor através do estudo da sua consciência de movimento, ampliando a sua habilidade de sentir e coordenar movimentos fáceis e eficazes.


Dr. Feldenkrais é considerado um dos percursores da neuro plasticidade pois através do seu método de aprendizado orgânico ele facilitou para muitas pessoas a recuperação de suas funções e a atingirem seu potencial humano.

Aprender a aprender é uma das principais premissas do Método pois iremos aprender através da experimentação de movimentos e através de raciocínio, do sentir e das nossas emoções ao nos movimentarmos. 
Com isso iremos acessar a nossa auto imagem e ampliar a nossa consciência dos nossos padrões de movimento.

Não existe certo e errado no Método existe a curiosidade de explorar o movimento de diversas maneiras, dessa forma alimentamos nosso Sistema Nervoso de possibilidades e assim podemos através da diferenciação escolher qual é mais eficaz e confortável.
Feldenkrais dizia “Não é uma questão de eliminar o erro, é uma questão de aprendizado”. Pensar em termos de correção de erros e julgamentos negativos coloca a pessoa num estado de tensão que não ajuda o aprendizado. 
Se durante uma aula um estudante encontra uma restrição de movimento, ele será convidado a apenas notar isso e não julgar negativamente. 
Ele também não será estimulado a puxar mais ou corrigir ao invés disso ele irá explorar diferentes formas de realizar esse movimento, para ver qual se sentiu melhor, qual pareceu mais eficiente e confortável. 

Na maioria dos casos não é a idade que nos traz dores e desconfortos mas sim o acúmulo de hábitos e maneiras de se movimentar sem consciência. 
Perdemos a curiosidade de explorar com os anos, o Sistema Nervoso através da dor nos avisa que algo não anda bem. 

O menor estímulo possível radicalmente aumenta a sensibilidade e percepção o que traduz por fim em mudanças nos padrões de movimentos. 
O educador Feldenkrais não ensina mas sim ele cria condições para que a pessoa possa aprender por si só através do seu movimento.
​

Eu tenho a convicção que o Método Feldenkrais é um Método de aprendizado do futuro pois encoraja as pessoas a encontrarem novamente seu próprio ritmo, com uma grande atenção e aceitação sobre quem elas são e como elas se movimentam. 
Facilito atendimentos no meu consultório em Higienópolis e na Sociedade Hípica Paulista as Quintas-feiras, agende seu horário e venha se movimentar com mais eficácia e conforto.

1 Comment

EU SOU A FORÇA

10/12/2016

0 Comments

 
Picture
Foi durante uma grande fase de mudança na minha vida que um dia matando o tempo no Instagram eu li a descrição desse curso chamado Blood mysteries.
Fazia um pouco mais de um ano que eu havia começado a utilizar o coletor menstrual e esse contato direto com o sangue da menstruação já tinha mudado bastante a minha percepção sobre mim.
Estava num processo de divórcio, longe do meu país, familiares e amigos e quando eu li a descrição do curso foi como um chamado direto no coração que eu precisava daquela interação feminina.
O curso consistia em 5 semanas de encontros começando na lua nova de escorpião 11/11.
O que mais me chamou a atenção, foi a descrição da facilitadora. Ela contava da experiência dela com esse processo de aprendizado dos poderes do ventre como uma ferramenta de cura de seus traumas intra uterinos.
Aquela mensagem para mim veio como um bálsamo pois faziam meses que eu estava passando por esse descobrimento. Através de muita terapia e hipnose eu acessei a minha experiência no ventre materno. E aprendi que muitas das minhas angústias no meu casamento nada mais eram do que ferramentas para que eu aprendesse sobre esse trauma que estava em mim desde a minha formação.
Nesse processo de aprendizado ela sugeria que através de rituais e estudos nós iríamos criar a história que desejamos durante os principais portais da vida de uma mulher.
Nascimento, primeira menstruação, maternidade, menopausa e morte e as fases da lua Lua Nova, Crescente, Cheia, Minguante e Nova.
E foi assim reunida com mulheres que buscavam esse conhecimento que a minha cura aconteceu e minha paixão por esse tema se tornou clara.
Nosso ventre é a conexão com as forças da Natureza e o local onde nos preservamos.
Através do estudo dos nossos ciclos menstruais trazemos clareza e consciência do poder de conexão que temos e como podemos utilizar essa ferramenta de poder durante nossos ciclos de vida, para os nossos projetos pessoais, relacionamentos…
Vivemos todos os meses esses portais e podemos criar a vida que desejamos com a simples prática de consciência e conexão com o seu ventre. 
E dessa mudança de vida que esse aprendizado me gerou que nasceu o desejo em compartilhar esses ensinamentos com outras mulheres. 
Em Abril o workshop EU SOU A FORÇA teve a sua primeira edição em San Diego, CA e é com muita honra e gratidão que iremos formar um grupo de estudo em São Paulo no mês de novembro na Soft Skin em Santana. ​

0 Comments

Um banho de Gratidão

8/30/2016

0 Comments

 
Picture
Rituais sempre me encantaram e durante o meu processo de empoderamento feminino e conexão com o meu ventre eles se tornaram ferramentas essenciais facilitadoras dessa comunicação.
Era o meu momento de chegar em casa, acender as minhas velas e deixar todos os distúrbios externos da porta pra fora. 
O ritual se iniciava com uma música, o vapor da chaleira apitando e a água da banheira ocupando os espaços para que a imersão de corpo se manifestasse numa gentileza para a alma.
As ervas e óleos essenciais que uso variam sempre conforme a intuição do momento e a intenção desse ritual, varia conforme a fase do meu ciclo e o que eu desejo para esse momento de introspecção.
Cada punhado colocado vem com uma mensagem e um desejo tudo feito com muita presença de amor e gratidão.

Durante os primeiros momentos de imersão me permito entrar em comunhão com a água as ervas e decreto orações e pensamentos.

“Desde meu Eu Superior e em nome do Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou…
Bendigo, valorizo e amo todo meu ser, desde minha mente, meu coração, meu corpo físico, meus corpos energéticos e corpos de luz, especialmente amo e desperto em cada momento o poder da Energia Feminina que em mim habita.
Invoco agora com amor e compaixão o despertar de minha força feminina para nutrir-me, proteger-me e para que eu receba todos seus dons.
E invoco agora com Amor, Luz e compaixão que desperte a sabedoria ancestral em mim para saber como atuar em cada momento e em cada situação que se apresente a mim no caminho.
Eu sou uma mulher forte
Eu sou uma mulher sábia
Eu sou luz, amor e perdão
Eu sou um ser compassivo, capaz de perdoar os que me feriram
Eu sou um ser abundante, filha da Mãe Terra abundante 
Eu sou e estou em equilíbrio com minhas duas energias, feminina e masculina.
Que assim seja, que assim seja, que assim seja.
Assim é, assim é, assim é.
Gratidão”

Honrando o poder das ervas como pétalas de rosas, flores de lótus, gerânios, calêndula, trevo vermelho (red clover) e rabo de leão. Elas não apenas ampliam a conexão com a sua força feminina como criam um equilíbrio hormonal e colaboram com seu sistema endócrino.

Banho de Gratidão Feminina 
1/4 copo de flores de lotus azul secas ou frescas
1/4 de gerânios secos ou frescos
1/4 de flores de calêndula secas ou frescas
1/4 de pétalas de rosas secas ou frescas
1/4 de trevo vermelho (red clover) 
1/4 de rabo de leão seco


Combine as ervas numa vasilha grande e gentilmente as misture com as mãos. Coloque as na banheira ou num vasilha com água morna e as deixe infusas por 5-10 minutos. Agora você está pronta para se banhar.

0 Comments

O Começo

8/1/2016

0 Comments

 
PictureArte by ododua.aum
Com muita gratidão é uma honra poder compartilhar esses ensinamentos com vocês.
Foi me sentindo perdida e em conflito na minha zona de conforto que eu descobri que me unindo com mulheres e conectando as minhas dúvidas, medos e traumas seria o melhor caminho para o meu crescimento.
Esse será um espaço para dividirmos de forma positiva o que significa se empoderar e conectar-se com o sagrado feminino.
E como temos o poder de usar essa força para criar todos os nossos desejos e nutrir nossa confiança e felicidade.
Nosso útero e menstruação foram criados não apenas para formarmos uma outra vida e procriar, essa é apenas mais uma forma da grandeza dessa força.  
E quando nos conectamos com a Terra, os ciclos da Lua com o respeito e amor e podemos usar essa energia para manifestar tudo o que desejamos. It takes a village!
Então venham de coração aberto para honrarmos umas a outras e todos os úteros que passaram e passarão em nossas vidas! 

"Estou grávida de mim mesma gestando a transformação da minha alma
Mergulhando nas águas benditas 
da vida para parir o meu ser 
Estou grávida de mim mesma 
gerando novos sentimentos 

tecendo novos saberes 
acolhendo a alma que desabrocha 
Permitindo a mulher florir 
com toda a sua força 
Dentro da sua delicadeza 
Estou grávida de mim mesma 
deixando de perguntar 
o que fazer e para onde seguir 
Apenas deixar-me parir 
A mim e ao que Sou 
Permitindo que meu fluir 
Escorra por entre as entranhas 
da Mãe que me conduz 
Estou grávida de mim mesma 
E na primavera da vida 
Permitir-me pisar na terra 
Firmeza de meus passos 
Energia sublime que nutre 
O caminhar daquelas 
Que se permitem morrer 
Para então renascer" 
(Autor desconhecido gratidão)

0 Comments
Forward>>

    Archives

    April 2018
    March 2018
    January 2018
    November 2017
    October 2017
    May 2017
    April 2017
    February 2017
    October 2016
    August 2016

    Categories

    All

    RSS Feed

Picture
+55 (11) 99349-8668

marimuradas@vidafeldenkrais.com
​
Instagram @marimuradas

Rua Monte Alegre 428 cj 55
Perdizes São Paulo SP